sexta-feira, 7 de junho de 2013

Temos todos um nome.


Temos todos um nome. Excluindo a pequena porcentagem de pessoas que altera o nome de batismo, o restante carrega a marca por toda a existência. Somos, portanto, um exemplar vivo de um substantivo. 

Alguns substantivos recebem adjetivos, outros passam a vida no anonimato. Por exemplo: quando nasci, fui chamada de Michele. Mais tarde, adicionaram ao Michele o "alta", o "engraçada", o "atrapalhada..."
Com o tempo, estas "qualidades" foram e vão sendo alteradas. O Michele Pupo, no entanto, continua comigo. 
Existe aqueles substantivos que não se contentam com a classificação e se adulteram. Tornam-se "substantivos adjetivados" . São aqueles que originalmente eram substantivos, mas cercados pelas circunstâncias, passam a funcionar como adjetivos. Esta é aquela classe de pessoas que vive cercada pelas aparências, pelas ostentações, pela subjetiva descrição de um adjetivo bem escolhido.
Eu, contudo, prefiro continuar sendo um nome.

O que é algo ou alguém sem um nome?
É nada. É coisa. 
Eu sou nome. Um nome que construo a cada dia. Um nome ao qual dou significado. Um nome que elevo e dignifico.
Sou a Michele Pupo e não preciso que me ditem minhas qualidades para saber quem sou.

(Este texto nasceu a partir da máxima de Machado de Assis: os adjetivos passam, e os substantivos ficam).


4 comentários:

  1. O seu nome é bonito, mas há uns que ninguém merece. Conheci uma Idelfina (falecida) que todos chamavam de Mara, por escolha dela. Abraços. Carlos Medeiros....http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Carlos. Existem nomes terríveis mesmo. Mas aqui eu fiz um uso metafórico. Falo das pessoas que vivem de aparência.

      Um grande abraço

      Excluir
  2. Olá!
    Esta é a página do Facebook do meu novo livro de poesia "Em Teus Olhos Seria Vida".
    Gostava de poder contar com o teu "gosto" na minha página.
    Obrigado!

    www.facebook.com/EmTeusOlhosSeriaVida

    ou em:

    poesiafaclube.com/store/josé-manuel-pereira-"em-teus-olhos-seria-vida"

    =)

    ResponderExcluir


"Se você me lê será por conta própria e autorrisco." (Clarice Lispector)