quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Onironautas

"Cá entre nós: fui eu quem sonhou que você sonhava comigo?" 
(Caio Fernando Abreu- Pequenas Epifanias)

E se, de repente, você pudesse trazer alguém para dentro do seu sonho? Sim, se você pudesse evocar a imagem de alguém e senti-la ao seu lado. Quem seria?
Se você quisesse, de maneira rápida, segura e fácil, trazer outra pessoa para você, repito: quem seria?
Foi nisso que me pus a pensar enquanto lia o Caio: "Sonhei que você sonhava comigo...".
Estamos (e estou) tão condicionada a pensar o quão bonito é quando alguém, mesmo que por um momento,  constrói castelos no ar e nos coloca no trono, com cetro e coroa, que nos esquecemos de quem gostaríamos de colocar no nosso reino interior.
Por breves instantes ainda, pensei que seria doce (um verdadeiro pote de mel- e, certamente, muito piegas), se duas pessoas desejassem, simultaneamente, estar uma dentro do sonho da outra. 
E voltei a pergunta inicial, agora dirigida a mim mesma. Quem eu convidaria para entrar nos meus sonhos? Quem, eu chamaria para o invólucro de beleza e encantamento que são meus sonhos?
Quem? Quem? Quem?- fiquei repetindo até que a palavra perdeu o sentido e ficou só o som oco, vazio...
E do nada que restou da pergunta, nasceu a resposta: 
- Sonha comigo que eu sonho com você. Se tivermos sorte, e se pensarmos com força, talvez a gente se encontre no mesmo sonho. 




Nota: "onironautas" (do grego, quer dizer "exploradores de sonhos")


Minha primeira crônica depois de muitos meses de poesias. Espero que gostem.

Beijos...

6 comentários:

  1. - Sonha comigo que eu sonho com você. Se tivermos sorte, e se pensarmos com força, talvez a gente se encontre no mesmo sonho.

    Que bonito! Ao ler o teu texto, um só nome povoou meus pensamentos, mas isto é outra história. (Risos). Adorei a crônica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inaí

      Ter alguém com quem sonhar já é um fator positivo! :)
      Fico feliz por vc.

      Bjs

      Excluir
  2. Gostei demais! e esses sonhos em união::"um dentro do sonho do outro" acontecem, sim " muito! Quando estamos apaixonados e somos correspondidos;
    beijinho *Paz pra ti no dia de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Michele,
    você é luminosa!
    Já ouviu falar de Valter da Rosa Borges e Kalil Gibran?

    jr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jr

      Obrigado!

      Nunca ouvi falar deles... vou pesquisar.
      Obrigado pela dica.

      Um abraço

      Excluir


"Se você me lê será por conta própria e autorrisco." (Clarice Lispector)