terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dez razões


10 RAZÕES pelas quais ler devia ser proibido!
  1. A leitura nos torna incapazes de suportar a realidade.
  2. A leitura tira o homem de sua vida pacata e o transporta para lugares nada convencionais...
  3. Para a criança o problema pode ser ainda maior, pois ela pode crescer inconformada com os problemas do mundo e querer mudá-los. 
  4. Ler pode estimular a criatividade. ( Dá para imaginar uma criança bancando o gênio por aí?!)
  5. A leitura pode tornar o homem mais consciente. (Já pensou todo mundo resolvendo exigir o que merece? Ia ser uma confusão...)
  6. Há quem diga que ler engradece...
  7. E se todo mundo, só porque leu um bom livro, resolver usar a imaginação?
  8. Ler só serve aos sonhadores!
  9. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro.
  10. Cuidado: Ler pode tornar as pessoas perigosamente... mais HUMANAS!
(Guiomar Grammon)

10 DIREITOS DO LEITOR

1. O direito de não ler.
2. O direito de saltar páginas.
3. O direito de não acabar um livro.
4. O direito de reler.
5. O direito de ler seja lá o que for.
6. O direito de amar os heróis dos romances.
7. O direito de ler em qualquer lado.
8. O direito de saltar de livro em livro.
9. O direito de ler em voz alta.
10. O direito de não falar do que se leu.
Daniel Pennac)


10 livros em 10 meses:

Eu e minhas preciosidades!
  1. Uma vida inventada- Maitê Proença- janeiro
  2. Um lugar ao sol- Erico Veríssimo- fevereiro
  3. Ler, viver, amar- Jennifer Kaufman e Karen Mack- março
  4. Meus Devaneios- Michele Pupo- abril
  5. Então você quer ser escritor- Miguel Sanches Neto- maio
  6. Correspondências- Clarice Lispector- junho
  7. Clarice, uma biografia- Benjamin Moser- julho
  8. Humanoides- Rodrigo Tomé- agosto
  9. Um sopro de vida- Clarice Lispector- setembro
  10. Pequenas Epifanias- Caio Fernando Abreu -outubro

10 razões pelas quais me tornei uma LIVROMANÍACA:

  1. Antes de aprender a ler, toda noite ouvia histórias contadas por meu pai.
  2. Minha casa sempre foi repleta de livros, revistas, jornais e gibis.
  3. Meu avô e pai me presenteavam com livros.
  4. Liberdade: me deixavam escolher livros com os quais me identificava.
  5. Meu pai me levava a livrarias e bibliotecas.
  6. Tínhamos o momento da leitura em casa. 
  7. Conversamos sobre livros.
  8. Tive professores de literatura fascinantes.
  9. Comecei a criar minhas próprias histórias.
  10. Em casa, as leituras sempre foram diárias- em doses leves e agradáveis.
10 curiosidades sobre minha vida de leitora
  1. Aos 12 anos eu já havia lido mais de mil e quinhentos livros (devidamente listados em um caderno).
  2. Aos 13 anos, li, pela primeira vez, Dom Casmurro do Machado de Assis .
  3. Aos 15, minha mãe me descobriu lendo o violento e erótico Rubem Fonseca. Fui repreendida como se estivesse cometendo uma grande heresia.
  4. Como sempre estudei pela manhã, minha mãe me deixava ler apenas até as 22 horas. Depois disso, apagava a luz e todo mundo ia para cama. Menos eu, que continuava lendo com o abajur até altas horas. (E esta é uma das causas da minha atual miopia...)
  5. Cheguei a emprestar (e ler) da biblioteca do colégio 5 livros em uma semana.
  6. Não consigo dormir sem antes ler ao menos uma página de livro.
  7. Tenho uma vasta coleção de livros, as quais já reli várias vezes.
  8. Por ser uma leitora ávida, me tornei uma escritora criativa (a ponto de vender redações no colégio...)
  9. Leio no ônibus e até caminhando.
  10. Detesto emprestas meus livros, pois morro de ciúmes.




9 comentários:

  1. Adorooooo ler, amo livros!! Estou cultivando uma biblioteca em casa (ainda vou adquirir "Meus Devaneios"), livros são tesouros!! No momento, estou fazendo uma varredura pela literatura de Martha Medeiros, e estou amando!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari

      Eu e o Jorge Luis Borges sempre achamos que o paraíso é uma espécie de biblioteca. :)

      Bjs

      Excluir
  2. Inteligente, criativa, leitora ávida, coração enorme e linda! Você existe mesmo, Mi? Risos...
    Ler a tornou imensamente humana. Um exemplo!
    P.S: quando eu tiver uma filha, quero que ela seja assim! Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tantos elogios, fiquei até intimidada. :)

      Obrigada, minha amiga!

      Um beijo

      Excluir
  3. Ah, eu estou na frente... fui obrigado contar lá na mesa do escritório, 18 lidos e quatro sendo lido. he, he, he,
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Voltei: inclusive o seu que li e releio sempre Adoooooooooro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;) Paulo, a leitura é uma das coisas que me enchem de prazer na vida. :)

      Um beijo carinhoso

      Excluir
  5. ler caminhando para mim eh novidade... eu leio em onibus!

    :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano

      Outro dia quase dei de cara com um poste... rs

      Bjs

      Excluir


"Se você me lê será por conta própria e autorrisco." (Clarice Lispector)