quinta-feira, 19 de abril de 2012

Há um passado no meu presente

Qual era seu sonho de infância? Você lembra?
Pergunto por que quando somos crianças é comum almejarmos muitas coisas: desde aquela bonequinha de vestido rosa na prateleira da loja até se tornar uma bailarina reconhecida mundialmente. Ou, no caso dos meninos, se transformar no maior craque do futebol brasileiro.
Acontece que conforme vamos amadurecendo e com as rasteiras da vida, acabamos perdendo a capacidade maravilhosa de desejar e sonhar.
Muitas vezes, na primeira derrapada, engavetamos e desistimos dos nossos sonhos.
Lembro-me de quando eu folheava as páginas dos livros que lia e ficava pensando em quem eram aquelas pessoas tão encantadoras e instigantes que escreviam aquelas palavras... “Será que elas vão ao mercado? Elas sentem medo? Tem família? Como são tratadas na rua?” – eram algumas das perguntas que eu me fazia.
Hoje, adulta que sou, ao vivenciar a concretização do meu sonho de infância, me sinto muito chateada quando percebo que são poucas as pessoas que compreendem a grandeza do momento. Fiquei pensando que se isso é duro para mim, quão difícil deve ser para uma criança quando um adulto desmotivado ataca-a com frases negativas e desestimulantes.
Por isso, queria deixar registrado aqui, para todos vocês que tem filhos pequenos ou convivem com crianças,um grande conselho:

Jamais destrua um sonho! Faça a criança acreditar que é capaz e ajude-a a atingir seus objetivos. 
Porque não há coisa mais triste do que um adulto frustrado.

Fica a dica. 

4 comentários:

  1. Oi Michele,

    Valiosa dica, pois consideraste o que realmente importa na vida: buscar os sonhos...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Michele

    Um bom conselho! Só não concordo com o frustrada. Na minha modesta opinião frustrados são que os que não lutam para concretizar um sonho.
    Mulher coragem e orgulhosa do sonho realizado, talvez desiludida por esse sonho sido o factor principal para abrir os olhos a quem a rodeia. Beijinho (saboreia o sonho meu bem, o resto...são só restos)

    ResponderExcluir
  3. Will

    Os sonhos nos fazem caminhar. Podá-los é destruir a vida.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Luar

    Foi o que eu disse: deixe a criança realizar seus sonhos, para que não se torne um adulto frustrado. :)

    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir


"Se você me lê será por conta própria e autorrisco." (Clarice Lispector)