segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pérolas da viagem I (Bolívia)

Tinha que ter, né minha gente? 
Pois é... e teve! Muitas... (risos)

Começamos nosso mochilão pela Bolívia no dia 26 de dezembro. Passamos um dia inteiro na "aduana" para conseguir visto de saída do Brasil e entrada no outro país... Devido ao período de férias, aquilo estava um inferno. Era gente que não acabava mais! Para "ajudar", fazia um calor insuportável e o termômetro marcava mais ou menos uns 40 graus.
Respirei fundo, sentei na mochila (literalmente) e aproveitei para colocar em prática meus 9 anos de estudos da língua espanhola. 
Animada com o meu sucesso instantâneo, já neste dia conversei com mais ou menos umas 20 pessoas diferentes. Os argentinos, mexicanos e uruguaios são extremamente simpáticos! 
Já não se pode falar o mesmo dos bolivianos de Puerto Quijaro... Fiquei inconformada com o tom ríspido com que nos tratavam e tentando descontrair, soltei minha primeira grande pérola!
Acompanhem:

PÉROLA DE NÚMERO 1:

Percebendo que nenhum dos bolivianos sorriam ao conversar conosco, elaborei uma piadinha que, a meu ver, era inofensiva. Na primeira oportunidade, soltei:

¿Hay alguna ley que prohíba a los bolivianos de sonreíren
(Existe alguma lei que proíbe os bolivianos de sorrirem?)

Imediatamente, a boliviana que conversava comigo virou as costas e me deixou falando sozinha...

Ahhhhhhh bobona! Não sabe brincar!!!!!!

risos....

Observem o rostinho meigo desta criança...
E aí, conseguem imaginar a cara que a boliviana adulta me fez?
Pois é.... risos
PÉROLA DE NÚMERO 2:

Chegamos ao terminal para tomarmos o trem para Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), debaixo de sol escaldante. O E. informou:
-Gente, caso queiram tomar banho, aproveitem a ducha daqui.
Catei minha toalha e sabonete e saí mais faceira que gorda de camisa nova! Na minha inocente concepção, o banheiro seria cinco estrelas, cheio de mármore e luxo (risinho irônico).
Paguei 3,50 bolivianos ( o equivalente a R$1,25) e entrei...


O VÍDEO DISPENSA MAIORES COMENTÁRIOS....



PÉROLA DE NÚMERO 3:

No trem, já recuperada do banho, comecei a sentir fome. Mais uma vez fui advertida pelo meu amigo:
- Na estrada eles vendem um churrasquinho `da hora`.
Vibrei quando paramos na próxima estação.
Corri e comprei o espetinho com carne e batata.
Realmente, estava delicioso! (Sem ironias, please!)
Difícil mesmo foi quando descobri que os açougues do país são ao ar livre...
Valha-me Deus!

Ao que parece, comi gato (andino) por lebre! Santo Deus!
PÉROLA DE NÚMERO 4:

Em Copacabana, ainda na Bolívia, fomos tomar café no mercado municipal. Pelo que já puderam perceber, higiene é assunto sério por lá (cof, cof, cof...).  Cheia de receio, optei por um simples pastel de queijo e café com leite.

Jogo dos dois erros: Encontre o queijo... e o café...
Seria desaforo da minha parte não contar que a vendedora me avisou bem que tipo de produto estava me vendendo...
Antes de comprar, perguntei:
¿Qué es eso?
E ela respondeu:
- Boliño con POCO QUESO. 

Se ela não falasse, eu nem ia perceber.... COF COF COF...

risos...

PÉROLA DE NÚMERO 5:

Em La Paz, quando estávamos saindo da rodoviária, passamos por dois velhinhos bolivianos. Como todos sabem, o pessoal desta terra não tem como principal atributo pernas longilíneas... Ao me verem, começaram a berrar:
- Que chica tan alta! Que chica tan alta! (Que menina alta!)
Imediatamente me virei e gritei:
- Estou ouvindo isso, hem?! Eu entendo espanhol, seus retardados!!!



No próximo capítulo: Pérolas da viagem II- Peru

10 comentários:

  1. Olá Michele

    Já haviam me contado estas pérolas sobre este e outros países da América do Sul. Não sei se teria coragem de visitar. Adorei saber tudo...

    BJ00000000000................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, o bom de viagens é que
    depois sempre ficam essas histórias
    pra contar...

    ResponderExcluir
  3. Hahahahahahahahahahahahaha!!

    Realmente, um encanto a menininha. Uma representação mirim da hospitalidade boliviana.

    ResponderExcluir
  4. 1º de tudo: Que NOJO dessa carne esquisita do açougue. :S

    Sua cara no video foi impagável...hahahaha

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAHAHAHAH
    Ri muito, um absurdo esse queijo, iria querer bater nela!

    =)

    ResponderExcluir
  6. Kinha

    É barra pesada, mas as paisagens, a riqueza cultural e o idioma compensam tudo! Voltei maravilhada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Pri

    Passei 3 dias contando tudo aqui em casa (e olha que omiti muitas coisas!!! hahaha)

    beijossssssss

    ResponderExcluir
  8. Raquel

    Deu para sentir, né? risos


    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Vanessa

    Estou enojada até hoje... risos


    Bjs

    ResponderExcluir


"Se você me lê será por conta própria e autorrisco." (Clarice Lispector)